Soma dos ângulos internos de qualquer polígono/polígono regular

Soma dos ângulos internos de qualquer polígono

A soma dos ângulos internos de qualquer polígono depende do número de lados (n), sendo usada a seguinte expressão para o cálculo: S = (n – 2)*180, onde n o número de lados.

Soma dos ângulos internos de um polígono regular

A soma dos ângulos internos de um polígono é dada pela expressão:

S = (n – 2 )*180º, onde n = número de lados.

Para calcular o valor de cada ângulo é preciso dividir a soma dos ângulos internos pelo número de lados do polígono.

Exemplos

Exemplo 1
Qual é a soma dos ângulos internos de um heptágono regular?

O heptágono possui 7 lados.
S = (n – 2) * 180º
S = (7 – 2) * 180º
S = 5 * 180º
S = 900º
A soma dos ângulos internos de um heptágono é 900º.

Exemplo 2

Qual a soma dos ângulos internos de um icoságono (20 lados)?

Aplicando a fórmula:
S = (n – 2) * 180º
S = (20 – 2) * 180º
S = 18 * 180º
S = 3240º
A soma dos ângulos internos de um icoságono é 3240º.

Podemos utilizar a fórmula da soma dos ângulos internos para calcular o número de lados de qualquer polígono, desde que a soma dos ângulos internos seja dada.

Exemplo 3

Quantos lados possui um polígono cuja soma dos ângulos internos é igual a 2340º?

S = (n – 2) * 180º
2340º = (n – 2) * 180º
2340º = 180n – 360º
2340 + 360 = 180n
2700 = 180n
180n = 2700
n = 2700/180
n = 15

O polígono possui 15 lados.

A soma dos ângulos externos de qualquer polígono regular é 360º.
Para calcular a medida do ângulo externo de um polígono é preciso dividir 360º pelo número de lados da figura poligonal.

Exemplo 4

Quanto mede o ângulo externo do hexágono?

O hexágono possui seis lados, então:

ai = 360º / 6
ai = 60º

Cada ângulo externo de um hexágono mede 60º.


Exemplo 5
Qual é a soma dos ângulos internos de um heptágono regular?


O heptágono possui 7 lados.
S = (n – 2) x 180º
S = (7 – 2) x 180º
S = 5 x 180º
S = 900º

A soma dos ângulos internos de um heptágono é 900º.

Exemplo 6
Qual a soma dos ângulos internos de um icoságono (20 lados)?

Aplicando a fórmula:
S = (n – 2) x 180º
S = (20 – 2) x 180º
S = 18 x 180º
S = 3240º

A soma dos ângulos internos de um icoságono é 3240º.

Não esqueça! Para aprender ''Soma dos ângulos internos de qualquer polígono/polígono regular'', você precisa saber:

Polígono

posted under |

11 comentários:

ÆæÆ÷))MäRcëLø((÷ÆæÆ disse...

Gostei muito do blog me ajudo bastante

ßRïGäÐøøøØ!! ♥ bjoooos Ðø
ÆæÆ÷))MäRcëLø((÷ÆæÆ

Unknown disse...

Muito boa a explicaçao me ajudou muito
obrigada.bom trabalho!

Unknown disse...

muito bom, me ajudou muito

Unknown disse...

Muito bom! Me ajudou bastante! ♥

Unknown disse...

MUITO BOM MESMO OBRIGADO!!

Unknown disse...

Muito bem!!! Me ajudou bastante! E a prova é amanhã! kkk valeu

Unknown disse...

Valeu me ajudou a entender ,valeu!

Unknown disse...

Eu tb farei prova esta semana kakaka

Unknown disse...

Eu tb farei prova esta semana kakaka

Unknown disse...

Eu tb farei prova esta semana kakaka

Unknown disse...

Obg ajudou mt !! Minha prova é hj!!

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
C.E.S.
Alunas: Tacila Santos e Ariana Costa
Professor: Luciano Reis
Série: 7ª Série (8º Ano)
Disciplina: Matemática

Visitas

Followers

Sam vocabular


Recent Comments